Dicas infalíveis para deixar seu Android mais rápido

Usuários dos sistemas Windows Phone e iOS sempre criticam os gadgets que utilizam o sistema Android. Para eles, praticamente nenhum celular Android é bom e todos eles travam. É verdade que as diversas modificações recebidas pelo Android o torna um sistema um tanto quando pesado, principalmente para aqueles smartphones de entrada. Existem fabricantes que utilizam interfaces tão pesadas, que mais da metade da memória interna do produto é reservada para isso!
Apesar de todos os diversos problemas que o Android tem (assim como qualquer outro sistema operacional), ele é, sem dúvidas, o mais customizável da atualidade. Isso agrada a uma enorme quantidade de pessoas. Sua loja vasta apresenta títulos recentes por um preço acessível. Isso causa euforia nos usuários e muitos deles acabam baixando aplicativos pesados que sobrecarregam o seu celular. Mas como para tudo há um jeito, selecionamos dicas simples mas eficazes para que você possa dar uma turbinada no seu aparelho Android. Vamos lá!

Instale um otimizador de sistema


É verdade que nem todos gostam de encher o seu smartphone com aqueles aplicativos que prometem melhorias milagrosas no seu sistema. Eles podem até não cumprir com 100% de eficácia o que prometem, mas eles melhoram (e muito) a velocidade do seu smartphone ou tablet!
Sempre que você abre um aplicativo, ele deixa rastros. Esses rastros consomem memória RAM e exigem mais processamento. Os otimizadores servem justamente para limpar estes rastros e liberar a memória que outrora fora consumida por estes apps que você já não está utilizando mais.
Geralmente estes programas não possuem mais do que 6MB e deixam o seu smartphone pelo menos 15% mais rápido. Eles são gratuitos e estão aos montes na Play Store.
Otimizador de memória

Utilize um navegador que consome menos memória


Navegadores como o Google Chrome, por exemplo, consomem muita memória RAM do seu smartphone. Os rastros de dados deixados por este tipo de navegador acabam deixando o seu sistema lento. É claro que todos os navegadores irão exigir muito processamento do seu celular, principalmente se você estiver visualizando vídeos ou imagens pesadas, mas a integração entre eles e a capacidade gráfica do seu celular varia.
Sempre escolha navegadores que não possuem animações, nem muitas informações. Se você preza pela agilidade sistêmica, opte pelos navegadores mais simples. Um bom navegador para quem procura agilidade é o Opera. Além de leve, ele é elegante. A integração dele com o sistema é fantástica.
Para baixar o Opera, clique aqui.
Opera para Android

Instale um antivírus


Antivírus são pesados, pelo menos a grande maioria deles. Mas vale à pena consumir um pouco mais da memória interna do seu smartphone e se manter seguro. Clicar em links desconhecidos pode fazer com que seu smartphone seja invadido por muitos vírus. Enquanto danificam o seu aparelho, eles deixam o seu gadget muito lento. Muitos deles acabam instalando apps totalmente desconhecidos e pesados em seu celular, fazendo com que ele engasgue até mesmo para desbloquear a tela.
As empresas que desenvolvem antivírus estão cada vez mais empenhadas em disponibilizar ao usuário as últimas "vacinas contra vírus" sem afetar (tanto) o desempenho do seu aparelho. Então, para se manter protegido, sempre use um antivírus bom e não clique em sites desconhecidos ou duvidosos.
Celular lento

Não instale aplicativos de fontes desconhecidas


O Google tem investido pesado em segurança. Os aplicativos presentes na sua loja agora estão passando por verificações mais rigorosas de segurança. É verdade que vez ou outra alguns celulares são contaminados por vírus, mas dificilmente foram contaminados na loja do Google.
O Android é um sistema muito aberto e isso pode lhe ser prejudicial. Habilitando a opção "fontes desconhecidas", o usuário poderá instalar qualquer aplicativo compatível com seu celular, mesmo que o app não seja oficial. Isso é um grande perigo. Estes aplicativos não oficiais podem estar carregados de vírus. Eles podem ser muito prejudiciais também, já que seus dados poderão ser acessados e enviados para servidores externos e depois redistribuídos.
Aplicativos não oficiais sobrecarregam o seu sistema e o torna lento. A verificação dos aplicativos que estamos prestes a instalar em nosso celular é de extrema importância, já que eles podem danificar seriamente o nosso sistema!
Apps piratas

Desinstale aplicativos que você não usa


Se não usa, pra que tê-los? Boa parte dos usuários possuem muitos aplicativos que não utilizam com frequência. É importante excluir estes apps para que eles não consumam memória desnecessariamente. Todos os aplicativos em seu celular precisam ser atualizados regularmente. Quanto mais atualizações recebe, mais memória ocupam.

Não utilize o modo "economia de energia"


Deixar o modo economia de energia sempre ativado irá desabilitar recursos importantes do seu smartphone. Além disso, a capacidade de processamento do mesmo será afetada, já que quanto mais poder de processamento tiver sendo empregado em determinado momento, mais energia irá consumir.

Não use planos de fundo animados


Papéis de parede animados exigem muito processamento. Ao invés de utilizá-los, opte por imagens paradas. Quanto mais detalhes o GIF possuir, mais processamento será utilizado para executá-la. Agregando isso às demais tarefas que estão sendo executadas, o seu processador poderá não dar conta. Isso acarretará na lentidão do seu sistema.
Os sistemas são personalizados de modo que se satisfaçam o gosto dos seus usuários. É verdade que às vezes, por limitações técnicas, nem todos os gadgets conseguem acompanhar toda essa personalização. Os celulares devem atender às expectativas dos seus usuários, pelo menos para tarefas simples. Sendo assim, é necessário abrir mão de algumas coisas para que ele possa satisfazer tarefas mais importantes.
Se você não tem dinheiro para comprar um smartphone mais atual e está achando o seu Android lento, siga estas dicas, elas certamente irão lhe ajudar. Como detalhe adicional, apague arquivos de mídia desnecessários, mesmo que estejam no microSD. Quanto mais dados o microSD tiver, mais lenta será a sua leitura.
Fique atento, sempre que precisar, acesse o nosso site e relembre estas dicas. Estes procedimentos podem ser executados em qualquer smartphone Android. 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário


  ©Dicas Blog, tutorias e dicas para seu blog - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo